terça-feira, 29 de maio de 2012

Ouça uma música de autoria do Paulo Ferreira

O Amigo Paulo Ferreira havia mim enviado há pouco dias atras, essa composição musical feita por ele. Ouça aí

 


Do blog do Raimundo Moura

A FOTO DA SEMANA: VACAS PASTANDO NA PRAÇA DO C.S.U. EM PENTECOSTE


A bela praça do CSU em Pentecoste, ganhou uma atração a mais na noite desta segunda feira (28). É que além do seu estado de abandono, pode ser visto duas vacas pastando tranquilamente na principal praça da cidade.


O grande problema é que a população está correndo risco com a presença desses animais soltos que pode provocar acidentes de transito de grandes proporções.

Só lembrando que em uma cidade que já foi contabilizada mais de 100 acidentes automobilísticos somente em 2012, a presença dessas inocentes vaquinhas podem contribuir e muito para que pessoas possam vir a se machucar ou mesmo perder a vida, sem falar na sensação de desleixe administrativo.

Esperamos que providencias sejam tomadas por parte da prefeitura no sentido de retirar esses animais da praça e consequentemente das ruas levando-as para o devido lugar, antes que tenhamos que noticiar mais algum acidente em nossa cidade.



Zé da Legnas
Notícias de Pentecoste

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PENTECOSTE - Acidente fatal


Neste Domingo (27 de maio), por volta das 23h50min, a Polícia Militar de Pentecoste, foi acionada devido a um acidente de moto, próximo ao Açude Pereira de Miranda e veio a óbito em decorrência deste acidente automobilístico, Paulo Henrique Ferreira Pinho de 28 anos; natural de Pentecoste e que trabalhava em Fortaleza.

A outra vítima, trata-se de Rosângela Brandão dos Santos de 27 anos. Segundo informações de populares, ela é de Uruburetama - CE e trabalha na Fábrica de calçados em Pentecoste. De acordo com informações do hospital de Pentecoste, ela teve afundamento do Crânio e dentro dos procedimentos médicos, ela foi estabilizada e entubada; sendo transferida em estado grave pela UTI Móvel do SAMU, para o IJF – Fortaleza.

Ainda de acordo com a Polícia Militar de Pentecoste, populares que presenciaram o acidente, contam que a moto perdeu o controle e veio de encontro ao canteiro central da CE – 341; causando o sinistro fato, ocorrido próximo ao “Vicentinho”; ambas as vítimas, estavam em uma moto Titan vermelha ano 2008 de placas 9926, que se encontra na Delegacia de Polícia de Pentecoste.


Fonte Blog do Junior Pentecoste

Entrevista com o Prof. Manoel Andrade Neto

Entrevista com o prof. Andrade sobre empreendedorismo social.


Eu sou Manuel Andrade Neto, tenho 52 anos e sou graduado em química pela UFC. Professor. Ensinava no Ensino Médio e depois na universidade. Trabalhei na MERK Alemã na área de química como pesquisador júnior no trabalho de pesquisa com plantas. Meu empreendimento é educacional. Eu trabalho com educação, principalmente com educação em comunidades populares e também com a educação em aprendizagem cooperativa.

É uma metodologia que favorece e estimula as pessoas a aprenderem. Juntas. Elas compartilham o conhecimento.Não. A aprendizagem cooperativa em sala de aula é uma coisa que existe há muitos anos, existe muita pesquisa sobre isso. Mas esse movimento de estudantes montando seus grupos de estudo de forma autônoma isso é uma coisa que ganhou muita força com nosso trabalho. Principalmente aliando esta técnica de aprendizagem cooperativa com responsabilidade social, em compromisso de retornar e ajudar as comunidades, estímulo à solidariedade, isso é bem mais característica do trabalho que desenvolvemos aqui. De certa forma, é pioneiro porque desenvolvemos esta técnica para juntar estes potenciais destes os estudantes para desenvolvimento local. O movimento é formado pelos próprios estudantes. Começamos com poucos, com 7, mas hoje já se construiu este movimento grande.O nome que usamos mais é PRECE. Programa de educação em células cooperativas. Mas este nome ainda não consegue abarcar porque é o nome da sigla de um programa, e o que existe hoje é muito mais do que um programa, e o que existe hoje é muito mais do que um programa, é um movimento que está se expandindo. Ele deixa de ser um programa da universidade, então o nome PRECE deixou de representar um programa.

O PRECE foi iniciado em 1994. Estamos completando 18 anos. Na comunidade rural, no Cipó, a 100 km de Fortaleza, e há 18km da sede do município de Pentecoste. Lá que começamos a iniciativa dos primeiros estudantes se reunirem e montarem os grupos de estudo, vivendo em uma casa de fazer farinha, então a célula inicial se estabeleceu ali. Os estudantes, eles inicialmente se reuniram para concluir a educação básica, e ensino fundamental médio, através de educação de jovens e adultos, eles queriam se escolarizar. Então eles foram se ajudando, fazendo as provas, eles recebiam módulos, eles foram se escolarizando e ingressando na universidade. E ingressando na universidade passaram a retornar na comunidade pra ajudar os outros. Então criou-se este movimento de retorno solidário para que as pessoas se empenhavam para que outras pessoas para ter o mesmo sucesso que eles tinham. Os resultados de ingresso na universidade podemos contabilizar em torno de 500 estudantes. Mas o que estão envolvidos mesmo na luta, na multiplicação do trabalho, eu calculo que deve ter umas 200 pessoas. Da multiplicação da ideia, da metodologia, da ideia de ser célula cooperativa que os estudantes se ajudam mutuamente na caminhada para a universidade e também no desenvolvimento local.Hoje a gente tem o que chamamos de comunidades. Associações de estudante,s profissionais graduados deste movimento que continuam fazendo o trabalho. Ele é um trabalho descentralizado, não tem um local que centraliza tudo. Nós chamamos de Escolas Populares Cooperativas, mas na verdade não são escolas – são associações de estudantes, que acontece de forma autônoma.

Temos em torno de 13 escolas, associações. Será que podemos dizer que estes estudantes são seus sócios. Sim, eu acho que sim, porque é uma empresa em que todas as pessoas são donas, porque elas investem seu capital, e isso só funciona com o capital delas.

Bem, eu acho que pra começar foi uma junção de fatores, de motivações. Primeiro é a ligação que eu tinha e ainda tenho com a comunidade. Comunidade onde me criei e onde meus pais ainda moram, tenho uma ligação muito forte, e eu tinha vontade de ajuda-la. É mais forte do que uma vontade de ajudar – tá relacionado com memória da infância e tal. Outra coisa importante que eu considero é que durante a minha vida eu desenvolvi um certo sentimento de responsabilidade, responsabilidade pelas coisas que eu estava aprendendo e que estava conseguindo na vida por causa de uma visão mais espiritual da vida, de entender que a gente recebe de Deus e temos que compartilhar. Isso desenvolveu um certo ... missionário. Então você casa a paixão pela comunidade com visão missionária. Um terceiro aspecto que eu acho muito importante que não pode deixar de lado, é que o retorno da comunidade, pra começar um trabalho como esse, não deixa de certa forma de valorizar a gente, e se sentir valorizado por ser reconhecido em seu próprio lugar. Você tem um estimulo. Faz com que você se sinta estimulado para voltar para um lugar onde as pessoas valorizam você. Então quanto mais você ajuda, mais você é valorizado, e quanto mais você é valorizado, mais você tem vontade de ajudar. Isso é um ciclo virtuoso interessante. Pelo menos esses 3 fatores são muito fortes para criar as motivações para que pudesse iniciar este trabalho.

Minha formação. Eu fui formado no grupo de uma igreja, eu também tinha um grupo que trabalhava com o evangelho integral, isso é, que não é uma relação vertical com um Deus superior, mas que a fé tem que ser vivenciada em relação com as pessoas, e que você não é dono das coisas, que você recebe aquilo que você ganha para compartilhar e servir para os outros, eu tive uma formação nesta área. Minha espiritualidade é muito voltada para esta área. O que eu aprendi sobre Jesus Cristo eu aprendi na perspectiva de uma pessoa que doa, que dá, que recebe, que tem um dom, uma força, que dá e compartilha, chegando ao ponto de compartilhar sua vida. Essa é o esqueleto, a formação, a linha mestra da minha visão espiritual. Acho que uma das formas que podemos ver a palavra fé é por meio da perseverança.

Eu fui uma pessoa no passado, quando era mais jovem, eu não persevera muito nas coisas, eu abandonava facilmente. coisas que não abandonei porque não tive opção, por exemplo, estudar, eu abandonei UM ANO quando fui para o exército, mas não abandonei de todo, mas era a opção que eu tinha., mas com o tempo eu fui aprendendo a perseverar mais nas coisas. Mas eu tenho uma dificuldade em relaiconar, quando você fala de fé. O que é a fé? Pela definição, aquela certeza das coisa sque você não tá vendo... eu não sei muito trabalhar nesta perspectiva. Fé pra mim tá relacionado com isso, obviamente. A gente acredita numa coisa... euacredito nesta missao, alguem me disse, ou eu experimentei, e vivenciei, alguem vivenciou e tenho aquela crença de que é aquilo que eu devo fazer. Eu acredito piamente que nós não vivemos aqui para acumular coisas. Eu não consigo. Eu não esotu dizendo que está errado quem tem esta percepção, mas eu aprendi diferente, então eu acredito que é o melhorpara mim. Então a fé é neste sentido.

Eu fiz a minha carreira acadêmica , eu caminhei e compeltei a carreira acadêmica. Fiz graduação, mestrado, doutorado, pós, fiz carreira como pesquisador, não cheguei ao top porque eu abandonei a carreira como pesquisador para me dedicar ao trabalho que eu considero de educação, de extensão universitária. Nessa área, eu consegui ter o sucessos que uma pessoa normal poderia ter.

Muitos obstáculos. Obstáculos de morar na casa dos outros, de não morar com os pais, as dificuldades emocionais desta saída de casa, obstáculos financeiros e também falta de visão por não entender certas coisas que estavam acontecendo. No passado eu comecei várias coisas e não consegui terminar porque não conseguia ter a visão completa. Eu diria que fui tendo alguns sucessos, e o sucesso fez com que eu acreditasse mais em mim mesmo. O sucesso leva ao sucesso. Um fracasso leva a outro fracasso. Tem um momento aqui que a gente decide se quer investir no caminho do sucesso ou do fracasso. Não sei explicar bem com todos os detalhes, mas eu resolvi acreditar mais no sucesso. Acho que me sinto uma pessoa de sucesso, vitoriosa, porque eu não fiquei ligado somente ao fracasso. Meus fracassos, os momentos que desisti das coisas foram importantes para me fazer aprender a não desistir mais das coisas. De certa forma o fracasso contribuiu para o sucesso. Esses momentos de falta de perseverança aconteceram, mas eles também tiveram uma função pedagógica na minha vida.

Um dos momentos mais difíceis....tem muitas coisas pequenas, não grandes. O fato de morar na casa dos outros, por exemplo. Eu queria sempre morar na minha própria casa e por anos passei muito chateado, magoado, porque não tinha lugar pra morar. Ia na casa de um, na casa de outro. Isso deixava meu humor meio baixo, meio deprimido. Isso foi uma coisa que acompanhou minha vida. Mas depois eu percebi que talvez isso tenha a ver mais com a própria personalidade. O obstáculo pode ser uma coisa muito ruim, um grande obstáculo. Mas a gente também pode estar fazendo ele grande, maior do que ele é. E a gente se compreender, que a gente tem a tendências de fazer as cosias médias se tornarem grandes, se você entende que você é assim, você tem que desconfiar dos seus próprios sentimentos.

Sim. Com certeza, O PRECE não teria começado se eu não tivesse essas vivências todas que me fizeram entender, compreender as pessoas no meu lugar, compreender a mim mesmo, minha missão, os obstáculos, porque eu lido com pessoas e para lidar com pessoas temos que entendê-las, entender suas motivações. E às vezes entender as pessoas passa por uma compreensão de si mesmo. Se você não se entende, você não consegue entender os outros. Tem que ter uma compreensão empática para entender a motivação das pessoas. Mas você tem que entender a si mesmo, senão você não consegue entender o outro.

Desde a primeira aprovação do primeiro aluno na universidade até hoje. O sucesso no passado era a entrada dos meninos na universidade. Hoje nós celebramos o sucesso dos que estão entrando no mundo do trabalho e se estabelecendo. Terminando pós graduação, se tornando professores universitários, se tornando liderança na área de gestão de pessoas... cada vez que estes grupos ganham prêmios... Momentos de sucesso que celebramos com muita alegria. Normalmente um empresário ele vai dar o quanto ele produziu ou vendeu de um determinado produto durante o ano. Para nós, nós celebramos as pessoas que estão tendo sucesso e celebramos mais ainda quando percebemos que algumas pessoas tem sucesso e compartilham com outras pessoas, retroalimentando o programa. Esse é o auge do nosso sucesso.

Tecnicamente, sucesso é quando uma pessoa quer fazer uma coisa e ela faz. Então ela alcança sucesso. Pra mim, o programa obtém vários níveis de sucesso. Um nível é quando os estudantes entram na universidade. Depois, quando eles conseguem terminar a faculdade. Um outro nível, o mais importante, é quando o estudante teve uma caminhada de sucesso pessoal e transforma essa caminhada em sucesso coletivo. Isso é, o sucesso dele é o sucesso da comunidade também. Quando a gente percebe isso, é um grande sucesso no Programa.

Sim. E de comunidades. O sucesso do PRECE é o desenvolvimento de pessoas e de comunidade. O PRECE é um movimento de cooperação e solidariedade. É um movimento que leva a mobilidade social de pessoas e também de comunidades. Ele leva o desenvolvimento local a partir de agentes da própria comunidade.

Esta pergunta é uma pergunta muito difícil porque hoje estamos vivendo uma situação complexa. Estamos interagindo com o poder público estadual. Os poderes mudam a cada 4 anos. Como vamos imaginar o que vai acontecer daqui a 4 anos, quando o poder mudar? Eu tenho uma coisa comigo: eu penso que o PRECE é um movimento que hoje não tá mais focado na questão de ajudar estudantes a entrar na universidade. O foco do PRECE está se deslocando para um desenvolvimento local mais amplo. Um desenvolvimento educacional, social, político e econômico. O que eu acho é que no futuro muitas ações que estão acontecendo no PRECE vão ser transferidas para o setor público. Por exemplo, se o PRECE for empreendimento de sucesso, as ações de educação vão acontecer na escola pública. Então a gente ficaria com uma história: com pessoas que se envolveram num determinado período, que construíram um movimento para apoiar a escola pública, e ficaria a ideia de que para ser um cidadão responsável você tem que desenvolver as atividades que naquela época o pessoal do PRECE desenvolveu. Não necessariamente esse movimento tem que ter o nome do PRECE. Como você pode imaginar,o sucesso seria isso: o desenvolvimento local. Ter escolas de qualidade na região, ter os índices de movimento crescentes, ter classe política diferente na nossa região, proque o tecido social tá se alterando a ponto de exigir novas lideranças políticas. Essa é a perspectiva de sucesso que eu vejo. Mas precisam ser feitas muitas coisas de forma organizada e articulada para que a gente chegue neste ponto.

Acredito.

Bem, conselhos... a pessoa que começa um empreendimento social tem suas motivações. primeira coisa, ela tem que ver suas motivações. Mas isso não sei se podemos fazer, porque eu mesmo quando comecei não refleti sobre isso. Mas para ter sucesso hoje poderia resumir da seguinte forma. Para ter sucesso em empreendimento social é extremamente importante que você encontre bons parceiros, que você não queira fazer as coisas sozinho, porque só não tem como chegar lá. Quanto mais parceiros e pessoas envolvidas, melhor. Melhor ainda será se os beneficiários forem os parceiros do projeto e investirem sua força, energia e motivação. Porque se elas só receberem, elas consomem os recursos e não se chega a lugar nenhum. É importante que elas sejam produtoras de conhecimento, de vivência, de experiência e resultados. Que elas mesmos sejam o resultado e também produzam resultados. Talvez seja esse o grande milagre que levaria ao sucesso de um empreendimento, especialmente social.

Corajoso eu não sei. Tem coisa que a gente faz e não tem nem noção da dificuldade e do perigo que a gente tá passando. Corajoso é quando se tem a noção e enfrenta assim mesmo. Eu não sei se sou corajosa. Tem algumas áreas que sou muito medroso, que não tenho coragem de entrar. E eu estou ficando mais medroso, vai ficando mais velho, mais cansado... antes eu rodava a noite toda fazendo uma coisa. E hoje em dia eu tenho mais medo de fazer .isso e ficar quebrado no dia seguinte, não passar bem. Coragem pra mim é ver dificuldade e enfrentar. Mas quando você não sabe da dificuldade e enfrenta, isso não é coragem, isso é loucura. Você vai lutar contra o monstro, pensa que ele era pequeno e você vai. Mas o monstro é grande. E as pessoas dizem: fulano é corajoso. Não, na verdade ele não sabia o tamanho do urso.

Eu não consigo ver a curiosidade dessa forma. Talvez a criatividade. A curiosidade é mais para a área científica, você querer descobrir coisas novas e querer saber o motivo das coisas... não sei. Pode até ser que seja, mas não tenho uma opinião formada a respeito disso. Eu me sinto uma pessoa que tenho uma certa curiosidade, mas não sei se isso é uma coisa tão importante para o sucesso do empreendimento.

Para uma coisa ter sucesso, especialmente hoje, você tem que estar atento às mudanças. Uma pessoa lenta na percepção e criação das coisas fica sempre desatualizada. Uma característica legal que eu tenho em mim é que eu nunca quero fazer a mesma coisa todos os dias, eu to sempre criando cosias novas, porque o mundo tá em constante movimento, então se você faz a mesma coisa todos os dias, o que você tá fazendo pode estar desatualizado, não estar servindo pras pessoas ou não estar servindo pra nada. Eu procuro sempre criar. O mundo tá em movimento. Você faz uma coisa hoje pra um grupo de pessoas, amanhã é outro grupo. Você usa hoje uma ferramenta, amanhã esta ferramenta não alcança mais o objetivo. Então se você não tem criatividade essa capacidade de mudar as coisas, de criar, você pode ficar desatualizado e o que você tá fazendo não é útil, não alcançao propósito. Os empreendimentos hoje são coisas que funcionam em movimento.

Faria mais atividade física risos) e cuidaria para nao passar muito tempo acordado de noite. Era mais cuidado com isso, com a saúde. Pra você se sentir bem, investir. Eu sempre investi em auto conhecimento, mas investi pouco em atividade física. Caminhar mais... e uma coisa também, um coisa que me falta muito é ter mais disciplina, uma coisa que eu não aprendi. Mas às vezes a criatividade entra na contramão da disciplina. Quando você é muito disciplinado, você acaba não sendo muito criativo, e aí não sei se dá.

Sou casado, tenho 3 filhas adolescentes, e tento fazer um equilíbrio em lidar com a família, me envolver com a educação da família, gostaria de poder fazer mais, mas não tem como, a não ser que eu abra mão de várias coisas que eu estou fazendo. Mas acho que estamos caminhando. Nada anormal. Os problemas são uma forma da gente aprender.

Uma das coisas que considero ruim em mim foi perdendo em ter a capacidade de ter prazer desinteressado nas coisas. Mas eu acho que isso é porque a gente vai envelhecendo e fica viciado em agenda, e não sabe mais como se divertir. Tudo na vida tem que ter know how. Se divertir exige criatividade. Por exemplo, minha diversão no passado era jogar futebol, banho de açude, pescar, etc,.. tempo foi mudando, e a diversão foi mudando. Passei a jogar menos... por falta de tempo. O tempo vai mudando, e a gente tem que criar alternativas de diversão dentro da nossa idade e do nosso tempo. Isso exige pesquisa, exige experimentação. E se você não tem tempo pra isso, você acaba ficando focado no passado. “Ah, mas naquela época eu fazia isso...” e hoje não tem mais a mínima chance de saber. O futebol hoje não é o mesmo do passado. A diversão de banho no açude não dá mais. A diversão exige criatividade depois. O que acontece? A gente vai perdendo por não investir e ficamos sem opção. hoje o que mais me agrada é conversar com os amigos. Mas tá me faltando a energia pra viajar, porque é desgastante. Tem questões de despesas com a viagem, preocupação, pessoas que vão agregando à família, já não tem a mesma possibilidade que tinha antes. A diversão tem que ter criatividade para encontrar coisas que se divirtam para dar prazer. E exige tempo. E se a gente não investe nisso, então a fica privado desse tipo de atividade.

Talvez um resumo é que nós tempos que refletir, quem trabalha com empreendimento social,. Se o que estamos fazendo é nosso papel como sociedade civil ou papel de governo. Se é um papel nosso, vamos fazer a vida toda, devemos. Se é um papel de governo que estamos substituindo, temos quero pegar nosso movimento e fazer com que seja um instrumento de mobilização da sociedade para de certa forma presssionar e ajudar os governos a desenvolver o seu papel. Não querer substituir o governo, que é uma coisa que eu não acho legal. O empreendimento faz porque a gente se satisfaz, porque é bom e nos dá prazer. Mas é preciso ter essa visão critica de que, por exemplo, se eu trabalho com educação e o que eu faço deveria ter sido feito por uma escola ou governo, eu tenho que lutar para que a escola possa fazer isso, e não eu ficar detentor disso a vida toda, para que possa estar eu fazendo aquilo ali eu vou alcançar 0,0001 das crianças do meu município, enquanto se o governo fizer, vaia tingir 100%. Então eu tenho que mobilizar recursos e forças produzidas para garantir que o governo, de certa forma, pressionar não é brigar e jogar pedra. Pressionar é propor políticas publicas que possa levar esse empreendimento a ser executado por a quem tem direitos e responsabilidade. Aí sim chegaríamos a alcançar o máximo de pessoas possíveis, que é nosso objetivo. Quem tem empreendimento social tem sempre que pensar quanto de energia do movimento ele está fazendo para que transforme em politica publica, se for uma coisa que possa ser transformada. É preciso fazer essa reflexão


Fonte: http://www-958.ibm.com

Professor Afonso Chaves Jr. em: Nordeste - Indústria da seca

O que ocorre há décadas no nordeste Brasileiro é que o fenômeno natural das secas ensejou o surgimento de um fenômeno político denominado indústria da seca.

Os grandes latifundiários nordestinos, valendo-se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Beneficiam-se dos investimentos realizados e dos créditos bancários concedidos. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Os grupos dominantes têm saído fortalecidos, enquanto é protelada a busca de soluções para os problemas sociais e de oferta de trabalho às populações pobres.

Os trabalhadores sem terra (assalariados, parceiros, arrendatários, ocupantes) são os mais vulneráveis à seca, porque são os primeiros a serem despedidos ou a terem os acordos desfeitos.

A tragédia da seca encobre interesses escusos daqueles que têm influência política ou são economicamente poderosos, que procuram eternizar o problema e impedir que ações eficazes sejam adotadas.

Até a nossa Pentecoste que tem um dos maiores potenciais hídricos do estado e está localizada numa região que é cortada por um rio perene(Curú)está incluída na situação de emergência. Só que no nosso caso é falta mesmo de competência, gerência e visão.


Por Afonso Chaves Jr.
Professor

terça-feira, 22 de maio de 2012

COMUNIDADE DO SÍTIO DO MEIO EM PENTECOSTE, DAR EXEMPLO EM COLETA SELETIVA DE LIXO. (vídeo)

Os moradores da Comunidade de Sítio do Meio em Pentecoste vem dando um grande exemplo de cidadania e consciência ambiental.

É que através de uma iniciativa do jovem estudante Leandro Masceno de Alcântara, que juntamente com a Sra. Maria das Graças e ainda o vice presidente da Associação de moradores daquela comunidade o Sr. Francisco Rufino, deram inicio a um projeto de concientização que mudou a rotina dos moradores.

Todo lixo produzido pela comunidade, cerca de setante famílias, colocado em um local específico em um local isolado das residencias. Isso acontece depois que os próprios moradores fazem a seleção dos resíduos sólidos em suas casas, que depois são coletados em um único local, onde posteriormente é vendido para um comprador na sede de Pentecoste que periodicamente efetua a compra.

Todo trabalho é feito de forma voluntária e a renda é para suprir alguma eventual necessidade da própria comunidade, demostrando assim um grande exemplo que deveria ser seguido por outras comunidades.

Leandro Masceno idealizador do projeto

Veja o vídeo do projeto seletivo de lixo da comunidade de Sítio do Meio

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Homem é acusado de estuprar três irmãs e vizinha

Um crime deixou Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, perplexo. Um homem de 23 anos está sendo acusado de ter cometido crime sexual contra as três irmãs. As crianças têm sete, 12 e 16 anos. Além disso, segundo a polícia, a vizinha de apenas oito anos também é mencionada como outra possível vítima.

O pai do homem e de três das vítimas prestou queixa contra o próprio filho que, por volta das 22h do último domingo (20), foi encaminhado pela polícia até à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

De acordo com a polícia, serão realizados os exames de corpo e delito para averiguar e constatar ou não a veracidade das acusações.

Por falta de provas, e haver apenas acusações, foi realizado um Termo Circunstaciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do acusado, que foi liberado logo em seguida.

Fonte:D/N

Polícia registra 38 acidentes nas últimas 48 horas nas estradas

Os últimos dois dias foram bastante intensos nos trabalhos das Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE). As corporações registraram um total de 38 acidentes somente entre as 7h da manhã de sábado (19) e as 7h da manhã desta segunda (21). Ainda nesta triste estatística, foram 30 pessoas feridas e duas mortas no trânsito das BRs e CEs do Estado. Além disso, no último domingo, três condutores foram presos por dirigirem embriagados.

No sábado (19), as Polícias Rodoviárias registraram 21 acidentes nas estradas do Ceará, com pessoas 15 feridas.

No domingo (20) foram registradas as duas mortes. Ambas ocorreram na BR-222. Por volta de 15h30, no km 4, na Caucaia, próximo à lagoa do Tabapuá, uma colisão entre uma bicicleta e uma moto resultou na morte do passageiro da moto, um homem de 27 anos.

Já por volta de 5h da manhã desta segunda-feira, no km 160 da mesma BR, a colisão frontal entre um carro de uma moto levou à morte o condutor da moto, um homem de 35 anos. O acidente foi na cidade de Irauçuba, a 150 km de Fortaleza.

Outras ocorrências


No domingo (20), três pessoas foram presas em flagrante, enquadradas na Lei-Seca. Em Jaguaribe, a 308 km da Capital, no km 312 da BR 116, um homem de 45 anos realizou o teste do bafômetro e foi constada a presença de 0,95 ml/l de álcool em seu sangue. Foram presos ainda o condutor de uma moto na CE 363, km 122 em Tauá, a 337 km de Fortaleza, com 1,04 ml/l e outro em Ubajara, a 304 km da Capital, no km 4 da CE 522, que conduzia um carro de passeio com 1,09 ml/l, quase três vezes a quantidade permitida, que é de apenas 0,33 ml/l de álcool no sangue.

Ainda no último domingo, foram recuperados dois veículos. No km 21 da BR 020, a PRF localizou um carro abandonado, que foi devolvido à sua dona. Já em uma abordagem no posto de Paracuru, a PRE apreendeu uma motocicleta.

Foram registrados, ainda, dois TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrências) por desacato às autoridas policiais da PRE.

Fonte:D/N

sábado, 19 de maio de 2012

Cadê a Secretaria de Meio Ambiente de Pentecoste? e Tem Secretaria? e Secretário ??

Por Roberto do Banco

Não é só falta de chuvas, é muito lixo que bares, casas, comunidade, etc, jogam dentro do açude, é muita lavagem de roupa, e toda essa imundisse acumulando por anos a fio. Eu sou testemunha da sujeira, pois, sempre quando vou a ilha, vejo a falta de educação dos feirantes e tudo que citei acima, que leva a natureza a gerar algas e a falta de oxigênio na água. Só alguém muito idiota não se preocuparia com essa situação. Boa, bom assunto Raimundo Moura Fernandes. Cadê a secretaria de meio ambiente? Não tão nem aí, não têm compromisso e que ama cuida!









Fotos do Açude Pereira de Miranda- Pentecoste

Fonte: Blog do Raimundo Moura

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lindomar Abreu fala das irregularidades ocorrida no carnaval 2012 em Pentecoste

O relatório do Tribunal de Contas dos Municípios que pode ser visto na íntegra (aqui), mostra muitas irregularidades. Uma delas chamou a atenção do empresário no ramo de eventos, Lindomar Abreu (foto), que ficou indignado com a quantidade de recursos gastos no carnaval 2012.

Segundo o empresário, as licitações acontecem com cartas marcadas e que no caso específico do carnaval desse ano houve sérias irregularidades como já foi contatado pelo próprio TCM. Vale ressaltar que o Lindomar Abreu já denunciou as cortes de contas e aguarda providencia. Ele falou por telefone com exclusividade para o Blog Notícias de Pentecoste.

Ouça o áudio do empresário Lindomar Abreu

Zé da Legnas

Bandidos explodem caixas eletrônicos de dois bancos no Interior do Ceará (veja fotos)

Duas agências bancárias de Apuiarés, a 128 quilômetros de Fortaleza, foram assaltadas na madrugada desta sexta-feira (18). Cerca de oito homens fortemente armados participaram da ação.

De acordo com a polícia, o grupo se dividiu. Uma parte foi até o posto da PM do Município e efetou vários disparos contra as viaturas para evitar que os policiais impedissem a ação. Enquanto isso, os outros assaltantes se dirigiram ao Banco do Brasil e Bradesco e explodiram os caixas eletrônicos.

Na fuga, os bandidos abandonaram um veículo e atearam fogo. Equipes do Comando Tático Rural (COTAR), Batalhão de Choque e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) estão realizando diligências com o objetivo de encontrar os suspeitos. A quantia roubada ainda não foi revelada.

Com informações do Jangadeiro onoline

Fotos do Assalto em Apuiarés...













FOTOS: Fotos Fernando Quintela e Thiago Alves
Via Blog do Ray Moura.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Jovem da Alemanha realiza estudo sobre a Adel


A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) recebeu este mês a visita da jovem alemã, Maria Schmidt, que veio ao Ceará fazer um trabalho de estudo de caso com agricultores familiares participantes do Programa Josué de Castro desenvolvido pela Adel.

Durante o mês Maria Schmidt estará visitando os agricultores familiares juntamente com a equipe da Adel, e também participando de outros eventos, para conhecer melhor como funcionam as atividades e os programas.

Nos dias 07 a 11 de maio, ela visitou os jovens da 2ª turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), e teve a oportunidade de conhecer as histórias de vida dos jovens e suas vivências no semiárido cearense. Na ocasião, Maria compartilhou suas experiências e enfatizou sua vinda à Adel, há 02 anos, quando veio fazer um estágio na Fundação Konrad Adenauer.

Hoje ela retorna ao Ceará, a fim de desenvolver seu trabalho acadêmico, que ainda lhe proporcionará outras visitas a Adel. Segundo Maria, está gostando muito da visita, é uma realidade bem diferente, com pessoas e lugares fantásticos. “A Adel está realmente de parabéns pelo magnífico trabalho que vem realizando com os jovens dessa região. Voltarei com muitas boas lembranças e com certeza voltarei muitas outras vezes ao Ceará”, afirma ela.

Criança de cinco anos é vítima de tentativa de estupro dentro de banheiro de terminal rodoviário

Uma criança de cinco anos sofreu uma tentativa de estupro dentro do terminal rodoviário do município de Icó, por volta das 5h, desta quinta-feira, 17. De acordo com informações a delegada responsável pelo caso, Arlete Silveira, a criança estava com a mãe na rodoviária a caminho do município do Cedro.

A menina pediu para ir ao banheiro sozinha e a mulher autorizou. Em seguida ela teria ido ao banheiro atrás da menina e teria encontrado o homem no banheiro feminino com a vítima.O homem frequenta a rodoviária e é conhecido por trabalhar carregando as bagagens dos passageiros que frequentam o local.

A Polícia foi até o local e realizou a prisão do acusado, que vai responder à Justiça por tentativa de estupro contra vulnerável. Segundo informações da delegada, a criança foi levada ao Hospital Regional de Icó para realizar um laudo preliminar, pois não havia atendimento no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu. “O laudo forense ainda vai ser feito”, informou.


Segurança
A delegada Arlete Silveira reclamou da falta de segurança no terminal rodoviário e informou que no local não existe Guarda Municipal. “O terminal rodoviário de Icó se encontra em estado de vulnerabilidade”, disse.

Redação O POVO Online

Após polêmica com TCE, policiamento do Interior irá receber 125 Hilux

O Governo do Estado conseguiu a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Estado do Ceará para a utilização de 125 picapes Hilux compradas para utilização no patrulhamento da Polícia Militar no Interior.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os novos carros devem chegar às unidades em 80 dias. Ao todo, o Governo investiu R$ 13,4 milhões na compra das 125 picapes.

Os veículos foram adquiridos em uma licitação de R$ 32,2 milhões para a compra de 300 carros que havia sido questionada. Os órgãos consideraram que a exigência do dispositivo tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida com acionamento por alavanca beneficiava exclusivamente o veículo da montadora Toyota.

Segundo o conselheiro Itacir Todero, que foi relator da matéria, o Ministério Público havia entrado com representação porque o certame feria o princípio da economicidade e limitava o número de participantes. Por isso, uma medida tutelar de 19 de julho de 2011 impedia a compra dos veículos.

De acordo com o relator da matéria, o conselheiro Itacir Todero, a utilização dos 125 veículos só será possível porque a Secretaria de Segurança havia feito as compras antes da medida tutelar. "O Estado se comprometeu a fazer uma nova licitação, mas eles haviam assinado um contrato com a revenda em 16 de maio de 2011 para comprar 81 unidades e outro em 4 de julho de 2011, para 44. Os carros foram mandados para caracterização e só não foram colocados nas ruas porque não podiam. Então, entramos em contato com o Ministério Público, que entendeu que deveria liberar porque, do contrário, o prejuízo ao erário seria maior", afirma.

De acordo com o conselheiro, a ata de registro do contrato perdeu a validade no último dia 19. Durante este tempo, o TCE pediu que o Estado justificasse as exigências da licitação. "O Estado ainda não conseguiu provar tecnicamente que a padronização é mais viável. Por conta disso, nós não liberamos a compra. A compra não foi liberada, mas a cautelar perdeu o objeto", afirma.

Redação O POVO Online

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Homem é preso após tentar furtar comércio e prender a cabeça na porta


Um homem foi preso após tentar furtar comércio e prender a cabeça na porta, no Parque São José, na madrugada da última terça-feira, 15.

De acordo com o Ronda do Quarteirão, testemunhas que teriam ouvido os gritos de socorro do acusado ligaram para a Polícia. O homem estava no alto da grade de proteção do estabelecimento e pediu ajuda aos policiais. Ele tentou praticar o furto à loja, mas ficou com a cabeça presa na grade de ferro e não conseguiu mais soltá-la.

Policiais do Ronda foram até o local e soltaram a cabeça do homem da grade. Em seguida ele foi preso e conduzido ao 12º DP, no Conjunto Ceará.

Redação O POVO Online

QUADRA COBERTA DA ESCOLA FRANCISCO SÁ EM PENTECOSTE É CONSTRUÍDA COM MATERIAL RECICLADO

A quadra poliesportiva da Escola Francisco Sá em Pentecoste ao que parece está perto de ser inaugurada. Uma obra que vai custar aos cofres públicos a fabulosa quantia de R$ 489.293,24 e deve beneficiar uma grande quantidade de estudantes que sonham em ter um espaço digno de lazer.
 
Mas o que todos estão estranhando é o fato de com tanto dinheiro investido, seja preciso usar material reciclado em sua construção, como se pode constatar pelas fotos da faixada. Veja esse colorido e tire suas conclusões, pois o material novo é o da cor cinza e pode-se ver uma grande quantidade de material retirado de outras escolas que foram demolidas.

 
Para comprovar a veracidade do que estamos falando, ainda se pode ver um grande estoque o referido material armazenado dentro da construção.


Só lembrando que Esses recursos vem do PAC2, do governo federal e não acredito que haja determinação do Governo Federal para a utilização de material reciclado, já que os recursos são suficientes para a conclusão da obra.


Zé da Legnas
Notícias de Pentecoste

PENTECOSTE - TENTATIVA DE HOMICÍDIO


Hoje, 15/05, por volta das 18hs, em Pentecoste, ocorreu um atentado a bala; tendo como vítima Antonio Alexandre Amorim Gomes, alvejado com um tiro no ombro e foi socorrido ao hospital municipal de Pentecoste, fato ocorrido entre o bairro da Pedreira e o Posto Agrícola. A vítima deste atentado estava se dirigindo ao Presídio local.

Os acusados são dois homens que estavam de capacetes em uma moto e tomaram rumo ignorado.

Até o momento do fechamento desta matéria a Polícia Militar de pentecoste, está fazendo diligências para tentar prender os acusados. Maiores informações, nas próximas matérias.


Fonte Blog do Junior

Deu no blog Noticias de Pentecoste:Fala Stênio Lima!!!!!



Eu pergunto? O que é que um prefeito deve mesmo fazer? Ora, quando se escuta dizer que se fez isso, fez aquilo... E era pra fazer o que se não tivesse feito tudo que fez? Me responda: quem fez foi o prefeito ou fomos nós? Quem pagou tudo isso? Foi o Prefeito ou foi com o dinheiro pago pelo próprio povo através dos impostos?

NÃO seria melhor dizer que tentou empregar bem o dinheiro público? Será que devemos dizer mesmo que foi o prefeito que fez tal coisa? Eu diria sem medo de dizer que prefeitos administram o dinheiro público e por isso deveria dizer que usou bem o dinheiro que o município recebe mensalmente. Eu diria que tudo que fez não seria senão obrigação de um gestor sério. Nisso estaria o mérito por ter feito o dinheiro do povo servir ao próprio povo.


Fonte: https://www.facebook.com/steniolima15

segunda-feira, 14 de maio de 2012

89 pessoas sofreram acidentes causados por motocicleta

O Instituto Dr. José Frota (IJF) atendeu 89 pessoas que sofreram acidentes causados por motocicleta no último fim de semana. Os atendimentos foram no período entre sexta-feira, 11 de maio, às 19h, até esta segunda-feira, 14 de maio, às 7h.

Ao todo o hospital realizou 575 atendimentos, com 143 casos de violência no trânsito, 23 vítimas de colisão, 29 de atropelamentos e duas de capotamentos.

O IJF recebeu, ainda, 20 vítimas de lesões por arma branca, 19 por arma de fogo e 30 de agressões físicas. Também chegaram ao hospital 35 vítimas de quedas da própria altura, 17 de queimaduras e 20 de picadas de animais peçonhentos.

Redação O POVO Online

Menino de quatro anos morre em incêndio em Aiuaba

Uma criança de quatro anos morreu em um incêndio na noite do último sábado, 12, no município de Aiuaba, região dos Inhamuns. Segundo a Polícia, o acidente aconteceu por volta de 22 horas.

Em contato com O POVO Online, o titular da Delegacia Regional de Tauá, Osmar Berto, informou o menino morava com a mãe, que havia deixado a casa para comprar um alimento. Ao retornar, ela encontrou a casa em chamas e a vizinhança tentando apagar o fogo.

O garoto morreu carbonizado. De acordo com o delegado, as causas do incêndio ainda são desconhecidas. “Foi feita perícia pra se constatar a causa do incêndio, se alguma vela ficou acesa ou se foi curto circuito. Estamos esperando o laudo”, afirmou Osmar Berto.

Segundo ele, a mãe estava muito abalada e não prestou depoimento. Ela deve ser ouvida no decorrer da semana.

Redação O POVO Online

Lote irrigado a venda no núcleo "F"

Não perca essa grande oportunidade de adquirir um ótimo lote irrigado propicio para a produção de coco e banana no núcleo "F"

Vejamos algumas características dessa ótima oportunidade:
800 Pés de coco 
2 Hec de capim elefante 
1 Hec de Banana 


       Ligue e saiba mais
Fone: 9981-7690 ou 9444-1537
             (Falar com Francisco Rosa)


OBS: Estar aberto para quaisquer tipo de negocio venda ou troca

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Eleições 2012: O Candidato - ESCUTE O ÁUDIO








"Com grande freqüência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos." 
(Arturo Graf)


Fonte: blog Raimundo Moura

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PENTECOSTE: CAMINHÃO PERDE O CONTROLE E CAI EM BARRANCO DE 15 METROS

Na tarde desta terça feira, (9), um caminhão da empresa Erica Distribuidora do Bolachas que trafegava na rua do Itamarati em Pentecoste caiu de um barranco de aproximadamente 15 metros de altura.

O Caminhão de placas HNR 2951 vinha no sentido XV de Novembro / Centro quando segundo o motorista de nome Adriano, a barra da direção teria quebrado o que provocou o acidente. Nem o motorista nem o ajudante ficaram feridos e a carga continua intacta
Na queda um poste de energia elétrica foi danificado, com muitos fios soltos o que pode provocar acidentes com curiosos, mas equipes da Coelce já está no local providenciando a devida recuperação da rede.


Veja as fotos





Motorista Adriano


Zé da Legnas

Falta de organização nas olimpíadas escolares de xadrez em Pentecoste

Nesta manhã, 09/05 se realizou no estadio municipal de Pentecoste a fase municipal das olimpíadas escolares de xadrez, onde tal fase da olimpíada ocorrida em nosso município mostrou serias características de desorganização por parte da administração publica, onde a falta de materiais foi um dos pontos do despreparo materiais de suma importância que não poderiam faltar num jogo de xadrez como tabuleiro e relógio também houve a falta de um arbitro para ministrar as partidas.

A competição só ocorreu por conta do interesse de algumas pessoas que foram como espectadores e acabaram se tornando organizadores.

São essas as características que mostram o total desrespeito com esporte e com os  jovens de Pentecoste e também mostra o despreparo e a desorganização para com eventos desse porte. Mais todo esse despreparo da administração "Novo Tempo" e sua secretaria de esporte reflete no altos índices de consumo de drogas e o numero de homicídios que cada dia mais só tem aumentado em nosso município.

Stênio Lima 
Pentecoste-CE Noticias
Com informações de Hedlund Erik via Facebook

terça-feira, 8 de maio de 2012

Motociclista morre queimado após queda em rodovia que será inaugurada hoje
















Um homem morreu carbonizado após cair de uma motocicleta, em uma curva da nova estrada que liga o Município de Quixeramobim a Madalena. A estrada que liga os dois municípios será inaugurada nesta terça-feira, 8, com a presença do governador Cid Gomes.

O acidente aconteceu por volta das 3 horas da madrugada, nesta terça-feira, 8. Após a queda, o veículo explodiu, matando o condutor e deixando um passageiro ferido.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, o motociclista sofreu queimaduras na parte inferior do corpo e morreu no local. O passageiro do veículo foi conduzido ao hospital do município com queimaduras nos braços e nas pernas.

A estrada
De acordo com informações da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, somente neste ano já foram registrados três acidentes com mortes, sendo um capotamento e duas quedas de motocicletas. Todos os acidentes aconteceram em curvas.

"As pessoas passaram dirigir com uma velocidade maior, depois que a via foi asfaltada. A estrada sempre teve essas curvas, mas quando era carroçal, as pessoas não se arriscavam tanto", disse o agente de trânsito Fernando Ivo.


Jéssika Sisnando
jessikasisnando@opovo.com.br

MENOR É PRESO TRÊS VEZES NO MESMO DIA EM PENTECOSTE


Um menor de apenas 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar de Pentecoste três vezes somente na última segunda-feira (07).

O menor é usuário de crack. Ele se diz compulsivo, e justifica o vício para cometer os delitos.

Na primeira apreensão o menor foi flagrado com 46g de maconha.
Na segunda ele foi abordado portando uma revolver calibre 38 com uma munição intacta.
E já no final do dia ele foi novamente capturado após ser apontado com suspeito de um homicídio.
Em todas as apreensões o menor foi conduzido a Delegacia de Policia Civil de Pentecoste onde foi feito o procedimento e ele foi liberado.

De acordo com a Policia Militar da cidade a falta de um magistrado na comarca local inibe ações punitivas mais enérgicas contra esses menores infratores.


Fonte: Clesio Marques

domingo, 6 de maio de 2012

DEPOIS DA DESTRUIÇÃO DO BANCO DO BRASIL DE PENTECOSTE A POPULAÇÃO É QUE PAGA O PREÇO



O que restou do Banco do Brasil de Pentecoste


Depois do assalto e destruição do Banco do Brasil de Pentecoste ocorrida no dia 10/04, quando 15 homens fortemente armados aterrorizaram a população, numa verdadeira noite de terror, a cidade teve sua rotina totalmente mudada depois do acontecido.

Desde o dia seguinte, centenas de pessoas visitaram os escombros do que antes era uma pomposa agencia bancária, sem entender direito o que tinha ocorrido, onde segundo as autoridades estaduais, esse foi um dos mais violentos ataque a banco do Ceará. Até esta data não houve nem uma notícia de que o Estado tenha prendido nem um dos assaltantes.

Depois desse dia fatídico, o que vemos é centenas de pessoas fazendo uma verdadeira peregrinação para as cidades vizinhas em busca de soluções para seus problemas bancários, que de uma hora para outra se transformou num grande problema. Há relatos de que vários aposentados já foram assaltados na estrada que liga Pentecoste ao vizinho município de São Luiz do Curu, ou mesmo quando se deslocam para Apuiarés para receberem seus soldos.

Funcionários públicos e de empresas particulares na maioria das vezes tem que se deslocar até Caucaia, pois, até mesmo as cidades vizinhas não dão conta do atendimento a tantas pessoas ao mesmo tempo.

Os comerciantes reclamam que ao receberem seus proventos fora de Pentecoste muitos não retornam a cidade para honrar seus compromissos, o que declina a economia local. A única alternativa é a agencia dos correios que não tem suporte para atender a demanda e a fila se torna astronômica, pois começa a partir das duas horas da madrugada com pessoas aguardando para serem atendidas.

A casa lotérica, a única que temos, o mau atendimento já é histórico com pessoas desmaiando constantemente nas enormes filas que dobra quarteirão, num calor infernal em um local totalmente sem ventilação e ainda tendo como responsável uma pessoa que não tem habilidades para atender as reivindicações de seus clientes.

O atendimento no Banco do Brasil que já era ruim, ficou pior, pois, nem mesmo uma unidade móvel chegou para aliviar a situação da população.

Portanto a população de Pentecoste cobra das autoridades o mínimo de respeito aos seus direitos, pois, estão sendo prejudicados. A população também cobra a imediata reconstrução da agencia de nosso município, por que até agora a única coisa que fizeram foi cercar os escombros com madeira.


Zé da Legnas
Notícias de Pentecoste

sábado, 5 de maio de 2012

Município de Pentecoste têm recursos do Programa de Família suspensos

MAIS DE 300 MUNICÍPIOS TÊM RECURSOS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA SUSPENSOS
Sesa

Mais 307 Municípios tiveram suspensos os recursos do Programa Saúde da Família (PSF) relativos aos incentivos da Estratégia Saúde da Família (ESF). A medida, por meio da Portaria ministerial 806, do dia 25 de abril de 2012, atingiu 272 Equipes de Saúde da Família, 270 Equipes de Saúde Bucal e 1.882 Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Saúde da Família.

A decisão foi tomada a partir de irregularidades encontradas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Segundo o Ministério da Saúde, a fiscalização visa à transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. Ainda segundo o ministério, a suspensão não é definitiva. Os recursos voltam a ser repassados tão logo os Municípios resolvam os problemas apontados. A correção das irregularidades deve ser realizada no SCNES.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a medida punitiva aos 307 Municípios acarreta um prejuízo de quase R$ 5 milhões de reais a cada mês. Isso irá onerar as finanças municipais, uma vez que estes terão que manter as equipes com recursos próprios até que as irregularidades sejam sanadas.

Para a CNM, essa medida ameaça a manutenção da Estratégia Saúde da Família nos Municípios brasileiros. Em 2011 foram 2,5 mil Municípios que tiveram os incentivos suspensos e alguns estão até hoje sem solução, mantendo as equipes com recursos próprios.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o incentivo federal do PSF é insuficiente para a manutenção da equipe. “Na maioria dos Municípios não dá para custear as despesas decorrentes da contratação dos profissionais médicos. Além da dificuldade de fixação dos profissionais e outras fragilidades do programa, com a suspensão dos incentivos federais, o mesmo sofre ameaça de extinção em vários Municípios”, conclui.


Veja aqui a Portaria 806
Verifique aqui se o seu Município consta na lista
Acesse o site do SCNES

Prefeitura de Beberibe abre concursos para 600 vagas



05/05/2012 - A Prefeitura de Beberibe, a 83 km de Fortaleza, está com inscrições abertas de três concursos para 600 vagas. São oportunidades para nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 582,83 e R$ 5.568.

As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de maio exclusivamente pelo site da Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Ceará. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 100 para nível superior.

Nível fundamentalNo edital 001 são 171 vagas para nível fundamental. Os cargos são para agente de combate as endemias, auxiliar de administração, bombeiro hidráulico, cadastrador imobiliário, eletricista, merendeira, motorista escolar, motorista categoria B, motorista categoria D e agente comunitário de saúde.

Nível médioNo edital 002 são 139 vagas. As vagas de nível médio são para agente de administração, agente municipal de trânsito e transportes, agente social, agente fiscal, auxiliar de laboratório, auxiliar em saúde bucal, cadista, inspetor sanitário, orientador social, secretário escolar, técnico agrícola, topógrafo, técnico de enfermagem, técnico em saúde bucal, técnico em edificações, técnico em meio ambiente, técnico em pesca e aquicultura, técnico em trânsito e técnico em turismo.

Nível superior
No edital 003 são 290 vagas para nível superior. Os cargos são para advogado, assistente social, auditor fiscal, bibliotecário, educador físico, enfermeiro, enfermeiro centro cirúrgico, enfermeiro obstetra, engenheiro civil (AutoCAD), engenheiro de pesca, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor hospitalar, historiador, médico ginecologista-obstetra, médico pediatra, médico clínico geral, nutricionista, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo, turismólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião-dentista, professor de ensino básico - educação infantil, professor de ensino básico - ensino fundamental I - 1º ao 5º ano, professor de ensino básico - 6º ao 9º ano nas disciplinas de matemática, ciências, português, inglês, geografia, história e educação física.

Conforme o edital, a divulgação do local de provas será no site da CCV e está prevista para 30 de maio. As provas serão aplicadas no dia 3 de junho. O concurso será válido por dois anos, a contar da data da publicação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.


O Povo

Últimas notícias de Pedro Leonardo – Cantor continua apresentando reações neurológicas, como piscar, mas ainda não acordou


O cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, filho de Leonardo, continua estável e não deve fazer traqueostomia nesta sexta-feira (4), de acordo com a assessora de imprensa de Leonardo, Ede Cury. Na quinta-feira (3), a assessora havia dito que havia a possibilidade de Pedro passar pelo procedimento. Ela contou que ele continua apresentando reações neurológicas, como piscar, mas ainda não acordou. Ainda não foi divulgado boletim médico pelo hospital Sírio-Libanês.

Thiago, companheiro de dupla de Pedro, esteve no hospital nesta sexta e disse que o primo está começando a melhorar. "Canto todo dia um pouquinho para ele", contou.

No boletim desta quinta, foi divulgado que a função renal do cantor foi recuperada e o quadro neurológico permanece estável. Pedro também foi submetido a sessões de hemodiálise em Goiânia para auxiliar o funcionamento de seu sistema renal.


UOL

Educação: Universitários de Pentecoste estão sem ônibus para retornarem para Pentecoste e a historia se repete

Mais uma vez os universitários de Pentecoste, estão sofrendo com falta de transporte por parte da prefeitura.

Nesta sexta-feira dia 4 de maio, o ônibus que trás os estudantes de Fortaleza para Pentecoste não foi pegar os estudantes. Essa não é a primeira vez que isso acontece e nem será a última.

“Administração Novo Tempo” A educação em terceiro plano!

Na foto os estudantes voltando a pé para suas comunidades.


Alô Secretária de Educação! Não venha mim dizer que educação superior é competência do Governo Federa e Estadual.

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.

Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão

Mas no fundo isso não tem muita importância.

O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.

Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."


( Shakespeare )


Fonte: Blog do Raimundo Moura

Procuradora militar diz que obras do Exército em Guarulhos são exemplo



A procuradora-geral da Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, visitou ontem as obras militares no Aeroporto de Guarulhos e, ao final de uma vistoria de três horas, disse que elas “são motivo de orgulho, não só para o Exército mas para todo o Brasil”.

Ela ficou especialmente impressionada como fato de a equipe do “Destacamento Guarulhos” não apenas ter concluído a maior parte das obras antes do prazo, mas tê-las realizado com menos recursos do que os previstos em orçamento – cerca de 35% a menos, o que representou uma economia para os cofres públicos de R$ 150 milhões. “Está havendo devolução de dinheiro público, isso é uma coisa formidável”, disse a procuradora, em entrevista exclusiva ao DG. “É a primeira vez que eu vejo isso.” Segundo ela, o papel do Ministério Público Militar não é apenas apontar e punir eventuais erros de militares, “mas também aplaudir o que está certo”. “Vim até aqui para verificar in loco as obras e dar um testemunho, para que este exemplo se espalhe”, disse. Informou que fará um relatório a respeito do que viu e o encaminhará ao comandante do Exército, general Enzo Peri.

As obras em questão são duas: a reforma da pista principal de 3.700 m por 45 m de largura, que já foi concluída entregue em dezembro (antes do prazo); e a terraplenagem e preparação do pátio de aeronaves do futuro Terminal Três do Aeroporto, numa área de 300 mil m2.A obra do pátio deverá ficar pronta até o início do próximo ano, com seis meses de antecedência, segundo o coronel Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante da equipe militar (hoje, 80 pessoas) que coordena a operação, em conjunto com empreiteiras civis.As duas obras estavam orçadas, inicialmente, em R$ 430 milhões; ao final, deverão custar cerca de R$ 280 milhões.

A procuradora foi recebida no Aeroporto, nesta quinta, 22, pelo general de brigada Wagner Oliveira Gonçalves, diretor de Obras de Cooperação do Departamento de Engenharia do Exército, e pelo tenente-coronel Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante da equipe de soldados e oficiais que toca as obras militares em Guarulhos.

Ela é procuradora há 17 anos e está concluindo (em abril) seu segundo mandato como chefe do Ministério Público Militar. Antes, foi promotora de justiça do Rio de Janeiro, seu estado de origem.


Fonte:http://www.dec.eb.mil.br/index.php/noticias/27-procuradora-militar-diz-que-obras-do-exercito-em-guarulhos-sao-exemplo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Direto do Blog do Raimundo Moura: Pré-candidatos a vereadores de Pentecoste com chances de chegar a Câmara em 2013

Na próxima legislatura da Câmara Municipal de Pentecoste serão 13 vagas. Alguns nomes do cenário político pentecostense aparecem com reais chances de conseguir um assento no plenário Pedro Aureliano.

São eles:

JOSE VALDECIO DA SILVA MOTA PRB (Zeca Mota), na última eleição obteve 596 votos



JOSÉ OZÉAS DE SOUZA FERREIRA Obteve 416 votos. Ozéas atualmente é filiado no PRB



JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA (PSDC) (Zé da Legnas) obteve 358 votos



MOÉSIO PEREIRA GOMES (PTN) ( Moésio Gomes) obteve 241 votos



JOSÉ XAVIER FILHO (PTB) obteve 611 votos em 2008



DANIEL CASTRO (PRB) EX. SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE PENTECOSTE.



DANIEL GOMES DA SILVA (DEM) EX. COORDENADOR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.



BETO FÉLIZ, EDILSON DA COSTA OU NARCÉLIO, DEPENDENDO DO NOME APONTADO PELO MOVIMENTO MUNICÍPIO QUE QUEREMOS É OUTRO NOME COM CHANCE DE SUBIR A RAMPA DA CÂMARA MUNICIPAL.

Beto Félix



Edílson da Costa


Fonte: http://raimundomoura.blogspot.com.br/2012/05/pre-candidatos-vereadores-de-pentecoste.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...