A mobilização ocorre em todas as cadeias públicas, casas de privação provisória, delegacias e unidades prisionais do Estado. Por conta da paralisação, as visitas estão suspensas. Apenas serviços de alvará e de alimentação são mantidos.
O acordo
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes e dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp/CE), Socorro Marques, a deputada estadual Eliane Novais (PSB) já realizou o pedido ao Executivo para que o acordo seja cumprido.
Negociação
Segundo a deputada, nos últimos três meses, sindicato e Governo do Estado conseguiram, após longas e exaustivas rodadas de negociação, entrar em consenso em torno de uma proposta de reajuste salarial.
Eliane ressalta que a categoria está apreensiva. “Os agentes penitenciários ainda estão aguardando o cumprimento do acordo pelo Governo do Estado, que assumiu compromisso de enviar até o dia trinta deste mês uma mensagem com a nova remuneração“, diz.
Condições de trabalho
Segundo a presidente do Sindasp-CE, o sistema penal do Estado registra uma população carcerária de aproximadamente 17 mil presos em recolhimento para um quadro efetivo de 176 agentes penitenciários por plantões, em todo o Ceará.
Segundo Socorro Marques, os agentes cearenses possuem o 8º pior salário da categoria, no Brasil.
Fonte: Portal jangadeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário