domingo, 30 de outubro de 2011

Copa 2014: o grande mérito do Ceará foi técnico





Exatamente uma semana depois de Fortaleza saber que será uma das quatro sedes da Copa da Confederações e que abrigará dois jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2014, o Castelão recebeu na tarde desta quinta-feira (27), a visita do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Ao lado do governador Cid Gomes e do secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o presidente da CBF conferiu de perto o avanço das obras do Castelão – esse foi o primeiro estádio do Brasil a receber a visita - e justificou o lugar de destaque da arena nos dois grandes eventos do futebol mundial.





“O número significativo de jogos que o Ceará vai receber na Copa das Confederações e na Copa de 2014, é um reflexo de todo o esforço e trabalho realizados, além de merecimento para toda a população. O grande mérito cabe ao Ceará, ao grande trabalho que o Ferruccio fez, fundamentado nas orientações do projeto determinado pelo governador Cid. O grande mérito foi o técnico, de vocês estarem na posição de um estado que efetivamente terá uma enorme participação na Copa de 2014 e na Copa das Confederações”, definiu Ricardo Teixeira.

Para Cid Gomes, a quantidade de jogos que o Ceará vai receber é motivo de muito orgulho e responsabilidade. “Nós vamos ter que nos desdobrar para que tudo aconteça bem aqui em Fortaleza e aqui no Ceará. Eu tenho a convicção de que pra esse resultado positivo foi fundamental a realização de investimentos, haja visto o porte que a arena vai ter, mas foi fundamental o carinho que o presidente Ricardo Teixeira tem demonstrado ao longo da sua vida com o Estado do Ceará”, disse o Governador.



Na ocasião, Cid Gomes apresentou a maquete física da arena Castelão e em seguida foi realizada uma visita ao novo prédio construído na Etapa I da obra, concluída em agosto deste ano. O Governador enfatizou a gratidão que sente pela Fifa, pelo Comitê Nacional e pela CBF, com relação ao reconhecimento pela estratégia adotada para as obras do Castelão. “O Castelão é o maior estádio do Norte e Nordeste brasileiro. E isso com certeza foi fator decisivo pra que a gente tivesse a quantidade de jogos e a participação que nós vamos ter tanto na Copa das Confederações, realizando uma das semifinais e mais dois jogos, como na Copa do Mundo”, completou Cid. A visita foi acompanhada de perto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio; pelo secretário dos Esportes Gony Arruda; pelos deputados estaduais Daniel Oliveira, Tim Gomes, Osmar Baquit e Júlio César; pelo cantor e compositor Fagner; pelo presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, e pelo vereador Leonelzinho Alencar.





Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MEC afirma que alunos do Christus farão nova prova



O Ministério da Educação disse que o simulado do Colégio Christus apresentou nove questões idênticas às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) duas semanas antes da realização da prova, aplicada neste fim de semana em todo o país, por essa razão, 639 alunos do colégio farão nova prova nos dias 28 e 29 de novembro, quando o Enem é aplicado a presidiários e internos de unidades socioeducativas.

O ministério havia afirmado que não houve vazamento das provas do Enem. Segundo o MEC, a hipótese é de que o colégio tenha tido acesso a questões do pré-teste, que é usado para avaliar o grau de dificuldade da prova. O ministério afirmou, ainda, que o diretor do Christus, Davi Rocha, corre o risco de ser preso. Se as irregularidades forem comprovadas, a escola será processada civil e criminalmente, segundo disse o assessor especial do ministro da Educação, Fernando Haddad, Nunzio Briguglio Filho.

O Ministério Público Federal do Estado do Ceará acionou a Polícia Federal para investigar as suspeitas.

Para o ministério, das 14 questões divulgadas no Facebook, 9 são idênticas às do Enem, uma é “similar”, e as outras quatro não se parecem com às da prova.

O procurador Oscar Costa Filho, do MPF do Ceará, já tem em mãos uma cópia do simulado do Colégio Christus, e pretende pedir esclarecimentos ao MEC. O MPF-CE informou que pretende pedir o cancelamento da prova. Segundo Costa Filho, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto responsável pelo Enem) serão notificados. Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

MPF pede investigação
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) enviou uma recomendação ao Ministério da Educação e da Cultura (MEC) pedindo a anulação do Enem 2011 em todo o país. O procurador da República Oscar Costa Filho constatou a irregularidade ao comprovar a existência de 13 questões idênticas às da prova do Enem em um simulado do Colégio Christus de Fortaleza.

As idênticas questões que foram antecipadas no simulado são:
- 1º dia (prova amarela) questões 87,46,50,74,57,34,33 e 32
- 2º dia (prova amarela), questões 113,180, 141, 173 e 154

Sem necessidade de recorrer à Justiça, o Ministério considera importante a investigação pela Polícia Federal para apurar os responsáveis.
- Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria – disse Oscar em entrevista ao Jangadeiro Online.
O diretor do Colégio Christus, Davi Rocha, falou que houve “coincidência” causada pela metodologia empregada para a confecção do teste feito pelos alunos antes da aplicação do Enem.

Colégio se posiciona
Em perfil no Twitter, o Colégio Christus alegou que o acerto das questões utilizadas pelo Exame é algo normal e, nesta quarta, avisou que divulgará uma nota oficial sobre o caso. Confira nota publicada pela instituição na terça-feira (26):

“Uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI – Teoria da Resposta ao Item – e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos.”


Fonte: Cnews

Estudantes dizem que escola do CE antecipou questões do Enem


Apostilas foram distribuídas até 3 semanas antes da prova, segundo alunos.
Diretor diz que examinará o material; MEC nega vazamento e aciona a PF.


Aluno mostra os livretos que teriam sido distribuídos
por escola de Fortaleza. Material não possui logotipo
da instituição de ensino (Foto: Elias Bruno/G1 CE)

Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.
saiba mais
MPF recomenda ao MEC a anulação do Enem por suposto vazamento
Veja fotos da apostila que teria questões idênticas à do Enem

O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”, conta.

Questões do Enem contidas na apostila distribuída a estudantesProva do Enem Questão nº
Ciências Humanas (prova azul) 20 - 36
Ciências da natureza (prova azul) 49 - 50 - 56 70 - 87
Linguagens (prova amarela) 113
Matemática (prova amarela) 154 - 180
Questão similar (prova amarela) 32


O diretor da escola, Davi Rocha, afirmou que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."

O diretor disse que vai examinar o material na manhã de quarta-feira (26) e diz acreditar que, se há questões iguais, elas são antigas e constam de banco de dados do colégio. Fundada em 1951, o Christus é uma das escolas particulares mais tradicionais de Fortaleza e tem 10 unidades na capital cearense.

Em seu perfil no Facebook, a escola postou que ''uma instituição de ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para o estilo Enem poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do Enem''.

Segundo o diretor, os colaboradores pesquisam provas de vestibulares de todo o país, então seria possível que questões tenham conteúdo semelhante. "Mas primeiro tenho de examinar o material, saber se realmente é nosso, se realmente as questões não estão no nosso banco", afirmou Rocha.

MEC aciona Polícia Federal
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou ao G1: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de vazamento de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova, a prova foi serena".

Ainda afirma o MEC: "Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação e o Inep, por volta de 7h, dado o grande movimento que circulou na rede social a partir dos estudantes de Fortaleza, acionou a Polícia Federal para investigar as origens da informações". Segundo o Inep, 639 estudantes do Colégio Christus fizeram a prova do Enem.


Questão da prova amarela de ciências da natureza do Enem (à esquerda) e a questão fornecida na apostila de estudos (à direita) (Foto: Reprodução)

Dez questões idênticas
O estudante ouvido pelo G1 relatou que, depois de ouvir comentários na escola dele sobre a antecipação das questões, resolveu comparar com a prova do Enem. “Comprovei que no material do outro colégio [Christus] havia questões idênticas as das provas de matemática, ciências e linguagens”, afirma. Dizendo-se indignado, o candidato tirou fotos das questões iguais e postou na internet, o que gerou repercussão nas redes sociais.

Após receber cerca de mil comentários no Facebook, o estudante postou: "Gente, eu sei que é revoltante, é uma das provas mais importantes da nossa vida. Mas cuidado com as palavras, muito aluno do colégio recebeu isso e acertou as questões merecidamente. Vamos esperar também por um esclarecimento da escola antes de fazer julgamentos".

O G1 comparou as questões dos quatro livretos da escola com os cadernos Azul, da prova de ciências humanas e ciências da natureza, e Amarelo, da prova de linguagens e matemática, do Enem. Há pelo menos 10 questões iguais e uma similar nos materiais.

Na prova de ciências da natureza, foram detectadas 5 questões idênticas às dos livretos. Em matemática e ciências humanas, são 2 questões iguais em cada um dos testes. Na prova de linguagem, há 1 questão idêntica.



Questão 23 do livreto "matemática e suas tecnologias'' é idêntica a 154, do carderno Amarelo da prova de matemática do Enem (Foto: Elias Bruno/G1 CE)

'Surpresa'
Dois alunos do colégio Christus confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. Aluno do curso pré-vestibular, um estudante de 22 anos afirmou que recebeu material de revisão contendo "várias" questões iguais às do Enem duas semanas antes da prova.

"Levei um susto. Na hora, fiz as questões 'no automático', mas queria comprovar para não correr o risco de a resposta ser uma letra diferente do exercício". O estudante preferiu não se identificar por medo de represálias dos colegas que temem a anulação da prova.

Outra estudante, que também não quer se identificar, afirmou que todos os alunos da unidade Nunes Valente, da mesma escola, receberam quatro pequenos livros com 24 questões cada, divididos em ciências da natureza e humanas, linguagens e matemática.

"O professor nos recomendou fazer, dizendo que eram questões possíveis de cair no Enem e que não mostrasse à concorrência, porque enfim... Acho que nenhum colégio diria para mostrar seu material ao concorrente, né?", afirmou.

A jovem relatou que recebeu o material três semanas antes da prova, no início do período de revisão e que achou "estranho" quando percebeu que havia questões iguais às do exercício que recebera. "Fiquei surpresa quando vi, e feliz, claro". Para ela, as questões não eram difíceis, "mas já era garantido".

* Colaborou Paulo Guilherme, do G1 em São Paulo

Giselle Dutra e Elias Bruno*Do G1 CE

Vazamento no Enem


Estudantes que validam questões do Enem podem ter levado testes para escola, diz diretor
Ele confirma que colégio possui questões idênticas às da avaliação federal
Nathalia Goulart











Foto 1 / 8AMPLIAR FOTOS


Confira a comparação entre questões do Enem 2011 e as que foram aplicadas em simulado de colégio em Fortaleza. À esquerda, as questoes do Enem; à direita, as do colégio Christus - Divulgação

O diretor do Colégio Christus, Davi Rocha, admitiu que os estudantes da escola tiveram, há cerca de três semanas, acesso a questões similares às apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 no último fim de semana. Os testes realizados pelos estudantes cearenses durante um simulado foram divulgados na internet nesta quarta-feira.

Segundo ele, a instituição ainda estuda como as questões do Enem foram parar em seu simulado, mas já trabalha com uma hipótese: "As questões que fazem parte do banco de dados do Inep (autarquia do Ministério da Educação que organiza o Enem) são pré-testadas em diversas escolas do Brasil, inclusive aqui no Christus", diz Rocha. "É possível que alunos que realizaram o pré-teste tenham trazido as questões para nossos professores, que as incluíram no simulado."

O mecanismo do Enem se baseia na Teoria da Resposta ao Item (TRI). Por ele, cada questão recebe um peso diferente devido ao seu grau de dificuldade. Por isso, todas as questões precisam ser testadas por estudantes de diferentes escolas do Brasil."Não sei exatamente quando esse pré-teste foi feito aqui, mas ele é legal e está previsto pelo Inep", diz Rocha.

Fonte: Revista veja Online

Inep estuda colocar matemática e redação em dias diferentes do Enem


ÓRGÃO VAI ANALISAR FORMAS PARA DEIXAR EXAME MENOS CANSATIVO.
DUAS EDIÇÕES EM 2012 PODEM REDUZIR ÍNDICE DE ABSTENÇÃO, SEGUNDO ÓRGÃO.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou que vai avaliar a queixa de muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consideraram o segundo dia de provas, com linguagens, matemática e redação, muito cansativo. A prova teve até 5h30 de duração.
O órgão também pode dar mais espaço no caderno de provas para o candidato fazer contas e anotações. No entanto, o Enem continuará tendo 180 questões distribuídas em quatro áreas de conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos). A próxima edição do exame será nos dias 28 e 29 de abril de 2012.
Aprimorar o Enem é meta do Inep e essas questões estão sendo analisadas. Essa questão do segundo dia de prova ficar muito exaustivo está sendo avaliado por especialistas, porém a redução de questões não é compatível com a avaliação pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite avaliar melhor o que o participante assimilou durante os anos de ensino e exige um maior número de questões", afirmou o Inep, em nota enviada ao G1.

O Inep considerou "positiva" toda a organização do Enem, realizado neste sábado (22) e domingo (23). Em nota enviada pela assessoria de imprensa da autarquia ligada ao Ministério da Educação, o Inep afirma acreditar que a partir de 2012, com duas edições anuais, o número de candidatos inscritos que faltam às provas caia gradativamente.
Este ano, o Enem registrou uma média de abstenção de 26,4%, ou seja, foram mais de 1,4 milhão de candidatos inscritos que não apareceram. Com um custo de R$ 45 por candidato, isto representa um investimento de R$ 63 milhões desperdiçado. Ao todo, o Enem teve 5,3 milhões de candidatos inscritos .
O MEC tem a intenção de tornar o Enem obrigatório para todos os alunos que estão terminando o ensino médio. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O caso do lápis e borracha também ficará proibido pois compromete a segurança do exame, na avaliação do órgão.
O Inep pode ainda colocar no edital do próximo Enem regras mais claras sobre a alimentação e hidratação dos candidatos durante a prova. O edital atual não mencionava de maneira objetiva se o estudante podia ou não comer durante o exame, apenas que o candidato só poderia usar caneta preta durante a prova, os demais objetos deveriam ficar em um saco transparente lacrado debaixo de sua cadeira.


Do G1, em São Paulo

Possível fralde no ENEM será investigada pelo MPF/CE






O Ministério Público Federal no Ceará vai investigar uma denúncia de que 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio foram aplicadas em um simulado realizado por uma escola de Fortaleza.
O ENEM foi realizado em todo Brasil no último final de semana. A denuncia já é um dos principais assuntos que circulam nas redes sociais, como Twitter e Facebook.
O procurador da República Oscar Costa Filho disse que vai apurar as denuncias para ver que providências poderão ser tomadas.

Redação TV Diário e Roberto Moreira

Uma tonelada de carne de cavalo e jumento foi apreendida em Pernambuco





Uma tonelada de carne de cavalo e jumento - que seria comercializada em mercados de Recife - foi apreendida pela polícia no município de Limoeiro, em Pernambuco. Duas pessoas foram presas.


Batizada de Risco Zero, a operação aconteceu por volta das 2h da madrugada. A PM disse que flagrou a carne imprópria para o consumo após desconfiar de manchas de sangue em uma Kombi.


Gilson Gino Belarmino , 56, e Luís Antônio de Lima Silva, 30, foram atuados por crime contra a ordem econômica. A dupla foi liberada após pagamento de fiança. As informações são do UOL. 

Fonte: Redação O Povo Online

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PM apura se policial pediu videogame para não transferir detento no CE


Detento acusa policial de pedir Playstation 2 e R$ 2 mil em espécie.
Polícia Militar vai abrir processo administrativo para investigar denúncia.

Um detento da Cadeia Pública do município de Itatira, a 216 km de Fortaleza, acusa um policial militar de tentar extorqui-lo ao pedir um videogame Playstation 2 e R$ 2 mil, em espécie, em troca de não transferí-lo para um presídio na capital cearense. Segundo a Polícia Militar (PM), a existência da denúncia foi confirmada pelo comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) que realiza o policiamento na região, o tenente coronel Eric Onofre. Um processo administrativo será aberto para averiguar a denúncia.

Segundo a PM, um conselho disciplinar formado por três oficiais vai investigar a veracidade da denúncia e dar um parecer final sobre a conduta do policial em questão. Ainda de acordo com a PM, se ficar comprovada a tentativa de extorsão, o soldado pode ser expulso da corporação por não apresentar a conduta ética necessária para permanecer nos quadros da Polícia Militar.

Diana VasconcelosDo G1 CE

Gabaritos Enem 2011 Serão Divulgados Pelo Inep Terça; Veja Nova Metodologia da Prova




Este ano, o Enem adotou a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia as habilidades de cada candidato dependendo do nível de dificuldade de cada questão, e não somente do número de acertos e erros do estudante.
Assim, os candidatos terão idéia de seu desempenho, mas o resultado completo sairá só em janeiro, quando forem publicados os boletins individuais.
De acordo com o Terra, a nova metodologia atribui pesos diferentes dependendo do nível de dificuldade de cada questão. Dois candidatos que tiveram o mesmo número de acertos podem ter médias finais diferentes, dependendo do nível de dificuldade das perguntas respondidas.
Segundo o gerente de Avaliação Educacional Renato Júdice, em entrevista ao Terra, a vantagem da TRI em relação aos modelos clássicos é que ela vai além da análise de quem acertou mais e permite identificar o que o aluno sabe.
"A TRI procura estimar até que ponto o aluno consegue chegar e não simplesmente se ele acertou ou errou. Essa é a diferença crucial em relação à teoria clássica, que é muito apropriada para o concurso público em que o único objetivo é simplesmente selecionar. A TRI é um modelo mais refinado porque consegue ir além da seleção e me permite dizer o que o aluno sabe ou não", compara.
Com a TRI, não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir. O que há é uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes.
A exceção é a redação, que não é avaliada por esse modelo, e tem a nota variando entre 0 e 1.000.
Exemplificando, no ano passado, a nota mínima em matemática foi 313,4 e a máxima 973,2 pontos. Já em linguagens variou de 254 a 810,1 pontos. Em ciências humanas, a maior nota foi 883,7 e a menor 265,1 pontos. Na prova de ciências da natureza os desempenhos variaram entre 297,3 e 844,7 pontos.
Todas as informações, com as escalas de notas serão repassadas aos estudantes via boletim individual.

Por Jussara Teixeira
http://portuguese.christianpost.com/noticias/20111025/gabaritos-enem-2011-serao-divulgados-pelo-inep-terca-veja-nova-metodologia-da-prova/

Tejuçuoca entre os municípios cearenses que receberão recursos para controle da dengue



Cinquenta e um municípios cearenses receberão, juntos, ainda este ano, incentivo de R$ 5,1 milhões do Ministério da Saúde para intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue, antes do início do período sazonal, com a realização de ações de controle do mosquito Aedes aegypti, vigilância epidemiológica e assistência. 

Para tanto, deverão elaborar plano de contingência com o detalhamento das ações a serem desenvolvidas. Após homologação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a resolução, junto com o plano de contingência, deverá ser encaminhada ao Ministério da Saúde para análise do plano de contingência e a liberação dos recursos.

Tejuçuoca está entre os Municípios prioritários com menos de 49.999 habitantes e será por tanto contemplada.
MUNICÍPIO
POPULAÇÃO 2010
PFVPS ANUAL (R$)
20% (R$)
Acarape
15.338
55.924,20
11.184,84
Arneiroz
7.650
20.361,93
4.072,39
Barro
21.514
58.632,33
11.726,47
Baturité
33.321
97.816,74
19.563,35
Brejo Santo
45.193
129.813,86
25.962,77
Caridade
20.020
52.313,76
10.462,75
Eusébio
46.033
156.420,24
31.284,05
Guaiúba
24.091
96.229,00
19.245,80
Ibaretama
12.922
35.920,32
7.184,06
Independência
25.573
71.582,25
14.316,45
Itaitinga
35.817
130.825,83
26.165,17
Itatira
18.894
51.339,99
10.268,00
Jucás
23.807
64.567,35
12.913,47
Massapê
35.191
96.255,36
19.251,07
Mauriti
44.240
120.253,92
24.050,78
Mucambo
14.102
39.540,63
7.908,13
Novo Oriente
27.453
78.072,15
15.614,43
Orós
21.389
59.252,49
11.850,50
Palmácia
12.005
29.479,35
5.895,87
Parambu
31.309
87.668,31
17.533,66
Porteiras
15.061
40.957,77
8.191,55
Quiterianópolis
19.921
57.745,59
11.549,12
TEJUÇUOCA
16.827
44.009,61
8.801,92

Fonte: Blog noticias de pentecoste
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...