quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MEC afirma que alunos do Christus farão nova prova



O Ministério da Educação disse que o simulado do Colégio Christus apresentou nove questões idênticas às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) duas semanas antes da realização da prova, aplicada neste fim de semana em todo o país, por essa razão, 639 alunos do colégio farão nova prova nos dias 28 e 29 de novembro, quando o Enem é aplicado a presidiários e internos de unidades socioeducativas.

O ministério havia afirmado que não houve vazamento das provas do Enem. Segundo o MEC, a hipótese é de que o colégio tenha tido acesso a questões do pré-teste, que é usado para avaliar o grau de dificuldade da prova. O ministério afirmou, ainda, que o diretor do Christus, Davi Rocha, corre o risco de ser preso. Se as irregularidades forem comprovadas, a escola será processada civil e criminalmente, segundo disse o assessor especial do ministro da Educação, Fernando Haddad, Nunzio Briguglio Filho.

O Ministério Público Federal do Estado do Ceará acionou a Polícia Federal para investigar as suspeitas.

Para o ministério, das 14 questões divulgadas no Facebook, 9 são idênticas às do Enem, uma é “similar”, e as outras quatro não se parecem com às da prova.

O procurador Oscar Costa Filho, do MPF do Ceará, já tem em mãos uma cópia do simulado do Colégio Christus, e pretende pedir esclarecimentos ao MEC. O MPF-CE informou que pretende pedir o cancelamento da prova. Segundo Costa Filho, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto responsável pelo Enem) serão notificados. Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

MPF pede investigação
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) enviou uma recomendação ao Ministério da Educação e da Cultura (MEC) pedindo a anulação do Enem 2011 em todo o país. O procurador da República Oscar Costa Filho constatou a irregularidade ao comprovar a existência de 13 questões idênticas às da prova do Enem em um simulado do Colégio Christus de Fortaleza.

As idênticas questões que foram antecipadas no simulado são:
- 1º dia (prova amarela) questões 87,46,50,74,57,34,33 e 32
- 2º dia (prova amarela), questões 113,180, 141, 173 e 154

Sem necessidade de recorrer à Justiça, o Ministério considera importante a investigação pela Polícia Federal para apurar os responsáveis.
- Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria – disse Oscar em entrevista ao Jangadeiro Online.
O diretor do Colégio Christus, Davi Rocha, falou que houve “coincidência” causada pela metodologia empregada para a confecção do teste feito pelos alunos antes da aplicação do Enem.

Colégio se posiciona
Em perfil no Twitter, o Colégio Christus alegou que o acerto das questões utilizadas pelo Exame é algo normal e, nesta quarta, avisou que divulgará uma nota oficial sobre o caso. Confira nota publicada pela instituição na terça-feira (26):

“Uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI – Teoria da Resposta ao Item – e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos.”


Fonte: Cnews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...