quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Compre já sua cartela, sua sorte vem com ela !!!!

Deu no O povo online motorista é multado por dirigir Fiat Uno sem usar capacete em Fortaleza

Notificação da AMC diz que o veículo estava em movimento, com os vidros baixos, e o condutor não utilizava o capacete de uso obrigatório (Foto: Robério Lima)
Multa por dirigir carro "uno mille" sem capacete


Um motorista de Fortaleza foi surpreendido, nesta terça-feira, 29, com uma correspondência da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) o notificando sobre multa por trafegar "em veículo sem o uso de capacete”. O que causa estranhamento no documento é que o veículo conduzido pelo motorista era um Fiat Uno.

A infração inexistente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) renderá ao motorista Robério Lima a perda de cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do pagamento de multa no valor de R$ 127,69. Isso, se ele não recorrer.

Em conversa com O POVO Online, Robério disse que não apenas o texto descrevendo a infração lhe causou espanto. A surpresa veio também porque o motorista sequer sabe apontar no mapa onde fica a rua em que, segundo a AMC, foi praticada a suposta transgressão.

“O que me deixa mais intrigado é que é muito recorrente eu levar multa em lugares onde nunca andei. Sem tempo de recorrer, acabo pagando”, reclama o motorista, apostando que entrou em uma “lista negra” da AMC. Desta vez, Robério garante que vai recorrer.

Código da infração
No documento, a AMC detalha que a infração praticada pelo condutor corresponde à 518-5 do artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A violação com este código, de acordo com o CTB, é o "não uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional".

O POVO Online tentou entrar em contato com a assessoria da AMC, mas os números chamados não foram atendidos.
 
Raquel Maia
raquelmaia@opovo.com.br 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Obrigado a todos que apoiaram a 1º Noite cultural da E.P.C Serrota !!!

  Obrigado a todos pelo apoio 1º Noite cultural da e.p.c Serrota



Deflagrada operação "olho de boi" para combater supostas fraudes nos correios


A PolÍcia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 29, a Operação Olho de Boi para apurar fraudes relativas ao desvio de cartões de crédito praticados dentro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) por empregados lotados nos Centros de Distribuição da empresa em Fortaleza.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, nove mandados de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão. Participam da operação cerca de 90 policiais. 

As investigações começaram em abril de 2011 e apontaram que empregados da ECT estariam se apropriando de cartões de crédito/débito enviados pelos bancos e os repassavam aos comparsas mediante pagamento de determinado valor previamente acertado. Esses cartões estariam sendo desbloqueados e usados na aquisição de mercadorias no comércio de Fortaleza. 

Ainda segundo a PF, com os cartões de crédito em mãos, os investigados providenciavam os dados cadastrais dos verdadeiros titulares, confeccionando documentos falsos e realizando compras de mercadorias diversas, tais como eletroeletrônicos de alto valor, os quais, posteriormente, eram revendidos por um preço muito abaixo do praticado no mercado legal. 

Os investigados responderão por falsificação de documento público, uso de documento falso, peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ser superiores a 10 anos. 

O Setor de Segurança da ECT auxiliou a Polícia Federal no decorrer das investigações, que resultaram no desfecho da operação Olho de Boi. O nome é uma referência à primeira série de selos postais emitidos pelo país. Eles foram lançados inicialmente em três modelos com valores gravados de 30, 60 e 90 réis. 

Redação O POVO Online

Policial do Raio morre ao ser atingido com tiro acidental de colega


Um policial do Grupo Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) morreu com um tiro acidental disparado por outro policial, na madrugada desta terça-feira, 29. O acidente aconteceu por volta de 1 hora da madrugada.

Segundo informações do comandante do Raio, major Francisco Márcio de Oliveira, o soldado, Alisson Wendel, dava carona para outro policial em uma motocicleta. O veículo caiu ao desviar de um acidente, na altura do viaduto que dá acesso à avenida Senador Carlos Jereissati.

Ainda de acordo com o major Márcio, com a queda, a arma do colega que estava na garupa disparou, atingindo Alisson na cabeça, com um tirode pistola calibre ponto 40. Segundo o major, a arma possui sistema de travamento, mas a Polícia não sabe se a arma estava destravada.

O soldado autor do disparo se apresentou espontaneamente no 2º Distrito Policial (Papicu), onde prestou depoimento. O major Márcio informou ainda que será aberto um inquérito nas polícias Civil e Militar para investigar o caso. O soldado deve ficar afastando das funções durante o andamento das investigações.

Alisson Wendel era casado e atuava no Grupo Raio há dois anos e três meses, conforme o comandante.

Redação O POVO Online

domingo, 27 de novembro de 2011

Responda nossa Enquete

Quem vai comparecer a I noite cultural da E.P.C Serrota?
(  )Sim
(  )Não
(  )Talvez
(  )Não sei ainda

I Noite cultural da E.P.C Serrota (escola popular cooperativa de Serrota)

Esta chegando o grande dia!!!
* I Noite Cultural da E.P.C Serrota (Escola Popular Cooperativa de Serrota)
Você e sua família estão convidados para esse grande evento onde tem varias atrações para você e sua família:


-Apresentações artísticas e culturais
-comidas  tipicas e regionais
-Muita música regional e atrações surpresas
-Sem falar que também terá um bingo de um ventilador
  compre já sua cartela custa apenas 1(um) real não perca essa grande chance
O evento será:
Dia: 10/12/2011
Local: Escola Tabeliã Raimunda Nonata (Distrito de Serrota) Pentecoste-CE
Hora:18:30(Horário local)
+OBS: Entrada Franca 
#Forme sua caravana, reúna sua família, chame os amigos e venha curti esse grande evento 
                                                     QUE VAI SER BOM DEMAIS!!!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

Professores do Interior foram decisivos para resultado

Apeoc garantiu o transporte de professores vindos do Interior (EDIMAR SOARES)

Uma das mais fortes mobilizações do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) no interior do Estado resultou em uma participação “decisiva” dos professores que vieram de longe para participar da assembleia geral dos docentes – realizada ontem, rejeitando o início de uma nova greve geral. A avaliação é do vice-presidente do sindicato Apeoc, professor Reginaldo Pinheiro.

Segundo ele, desde a última segunda-feira e durante toda esta semana, o sindicato Apeoc realizou seminários para professores em diversas cidades do Estado com o objetivo de discutir benefícios já conquistados pela categoria.

O professor explicou que o sindicato deixou claro para os docentes do Interior que sua posição era desfavorável ao início de uma nova paralisação. Depois disso, o sindicato também custeou o transporte de professores do Interior até Fortaleza, para participar da assembleia de ontem. “Mas esse transporte foi oferecido aos professores independentemente de seus posicionamentos”, explicou Reginaldo.
 
Acusações

Durante a assembleia de ontem, que ocorreu sob clima de guerra, defensores da greve bradavam das arquibancadas que o Governo do Estado teria manipulado e até financiado a vinda de professores de várias cidades do Interior para que votassem contra a greve. Para Anízio Melo, presidente da Apeoc, não faz diferença a origem dos professores. “Nós queríamos garantir que todos aqui fossem professores”.

Do lado de fora do ginásio Paulo Sarasate, O POVO observou professores do Interior esperando ônibus alugados que os levariam de volta para suas cidades. Abordados, todos demonstravam receito ao dar qualquer informação e evitavam falar qualquer coisa sobre a assembleia.

Segundo Reginaldo Pinheiro, a Apeoc também recebeu denúncias semelhantes. “Por outro lado, tivemos denúncias até de que, em algumas cidades, agentes da oposição estavam ofertando transporte para professores votarem a favor da greve”.

O POVO tentou contato com o Governo por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até o fechamento desta página.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O ginásio Paulo Sarasate estava lotado. Cerca de 5 mil docentes estavam presentes, segundo o Apeoc. Ônibus estacionados ao redor do ginásio indicavam que uma parte significativa veio do interior do Estado.

Pedro Alves 
pedroalves@opovo.com.br

Uece realiza primeira fase do vestibular neste domingo


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza neste domingo, 27, das 9h às 13h, a primeira fase do Vestibular de 2012.1.

Ao todo estão inscritos 24.920 candidatos, sendo 20.671 na Capital e 4.249 no Interior do Estado, disputando 2.220 vagas.

O exame, de múltipla escolha, vai medir os conhecimentos gerais dos candidatos, com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Luiz Eduardo Farias, os cartões de identificação dos candidatos estão disponíveis, desde quinta-feira, 24, na página eletrônica daUniversidade. O presidente da CEV recomenda aos candidatos que cheguem ao seu local de prova com uma hora de antecedência.

O primeiro vestibular de 2012 será realizado em todas as sedes da Universidade, Campus do Itaperi, Centro de Humanidades e nas unidades nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Itapipoca e em vários Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza. Os endereços dos locais de prova encontram-se no cartão de identificação do candidato.

A segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, domingo e segunda-feira, respectivamente, no horário das 9h às 13h, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, com 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Concorrência

A concorrência para o vestibular de 2012.1 da UECE tem como média geral 11,23 candidatos para cada vaga. 

O curso mais procurado é Medicina, com 2.964 inscritos, para 40 vagas ofertadas, o que dá uma média de 74,10 candidatos por vaga. O curso de Psicologia, com 40 vagas, vem em segundo lugar com 45,40 candidatos para cada vaga. O curso de Nutrição, com 30 vagas, vem em terceiro lugar, com 44,13 para cada vaga, tem 1.324 candidatos inscritos. 

Serviço

Primeira fase do vestibular da Uece


Dia 27 de novembro, das 9h às 13h
Mais info.: 3101.9710 / 3101.9711 (CEV)
Redação O POVO Online

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vacina contra câncer usa causador da doença de Chagas

Cientistas brasileiros conseguiram criar uma vacina contra o câncer utilizando o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A pesquisa mereceu publicação na prestigiosa revista científica americana PNAS.

Os pesquisadores escolheram uma cepa de Trypanosoma não patogênica, ou seja, incapaz de causar a doença. Depois, modificaram-na geneticamente para que o microrganismo produzisse uma molécula característica de células tumorais: o antígeno NY-ESO-1. Dessa forma, quando o organismo inicia o combate ao protozoário, entra em contato com o antígeno, que passa a ser visto pelo sistema imune como um bom indicador das células infectadas pelo protozoário.

As defesas do organismo começam a destruir as células que possuem o antígeno NY-ESO-1, imaginando que lutam contra a infecção do Trypanosoma. Na realidade, foram induzidas a combater tumores.

O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York.

O artigo publicado na PNAS apresenta dados promissores em camundongos para prevenção e tratamento de melanomas. Os cientistas também testaram o Trypanosoma transgênico em células humanas in vitro e comprovaram que ele induz a resposta imunológica esperada contra alguns tipos de câncer.

Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e um dos autores do trabalho, afirma que, antes de iniciar os testes clínicos em humanos, será preciso vencer a resistência em se utilizar um parasita transgênico para combater uma doença.

Até lá, o grupo iniciará os testes em modelos mais próximos do ser humano. “Vamos testar em modelos de melanoma em cachorros”, afirma Gazzinelli. Ele explica que uma boa vacina não deve só produzir uma resposta vigorosa do sistema imunológico. Deve também oferecer uma resposta persistente, ou seja, que dure muitos anos. Como o protozoário da doença de Chagas tende a permanecer de forma crônica no organismo, a cepa transgênica pode garantir um estado de alerta contínuo contra o câncer.



Fonte:O Povo Online

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PRECE organizará Feira das Profissões da UFC em Pentecoste


O Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE realizará no mês de dezembro em Pentecoste a Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará- UFC. O evento será voltado para alunos do Ensino Médio. Eles conhecerão detalhes dos cursos de graduação oferecidos pela UFC. Os estudantes universitários tirarão dúvidas dos estudantes secundaristas sobre os diversos cursos de graduação ofertados pela UFC. A feira acontecerá na Escola de Educação Profissional de Pentecoste, no dia 03/12, das 18h00 às 21h00.
O evento já faz parte do calendário universitário em Fortaleza. A cada ano ele se consolida no meio estudantil, por representar a oportunidade de os estudantes secundaristas terem acesso a informações sobre todos os 106 cursos de graduação que a UFC oferece. É a primeira vez que o evento sai de dentro da universidade e é realizado dentro da estrutura de uma escola pública estadual.
Cada estudante inscrito receberá uma Revista das Profissões da UFC. Composta em linguagem acessível ao público em geral, discorre sobre cada um dos Cursos e destaca o perfil do profissional a ser formado, o que ele estuda e qual sua área de atuação na sociedade. Assim sendo, acredita-se que nas mãos do pré-vestibulando, a Revista das Profissões será uma ferramenta que o auxiliará na tomada de decisão. Confira a edição digital da Revista, clique aqui.
Para garantir a participação, os estudantes deverão preencher um formulário on-line, clicando aqui. Haverá, durante o evento, o sorteio de camisetas da Feira das Profissões.


Maiores informações:

Fone: 92323614

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Briga entre vereadores por paternidade de obra vira caso de polícia

Leonelzinho Alencar (PTB) e Francisco Alves (PRTB) disputavam o mérito em obras na grande Messejana, base eleitoral de ambos. O caso foi parar na delegacia, com registro de Boletim de Ocorrência após suposta ameaça de morte por parte de Leonelzinho. O presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena, conseguiu esfriar a polêmica



Uma contenta política na base do eleitorado levou dois vereadores de Fortaleza a travarem uma disputa que ganhou capítulo policial. Na manhã de ontem, nos bastidores da Câmara Municipal, falava-se até em “ameaça de morte”. Durante a sessão plenária, parlamentares pediam esclarecimentos sobre a briga entre os dois e criticavam a postura de ambos os vereadores. Na origem do confronto, a disputa pelo mérito de obra asfáltica na Capital, uma competência que nem ao Legislativo cabe.

A peleja entre os vereadores Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Francisco Alves (PRTB) começou na última quinta-feira, 10, quando os dois participaram de evento no Parque Betânia, localidade da grande Messejana. Eles entraram em confronto quando cada um tentou convencer a população local, base de seu eleitorado, de que era seu o merecimento de ação da Prefeitura pelo asfaltamento de linha de ônibus do bairro.

Durante bate-boca, Leonelzinho teria mandado Alves “tomar cuidado”. Ele, por sua vez, entendeu a afirmação como ameaça e, no mesmo dia, levou o caso para a delegacia. Depois de registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), Alves disse que passou o final de semana confinado em casa, amedrontado com uma possível retaliação do colega parlamentar. “Meu filho ficou desesperado”, disse ontem o parlamentar, em plenário.

Durante sessão, outros vereadores criticavam a disputa pelos louros da obra. “Vereadores estão espalhando mentiras em suas bases, dizendo que foram eles que levaram uma camada de asfalto para uma rua. (...) Eu não sabia que nós, vereadores, agora temos atribuições exclusivas do Poder Executivo”, disse o líder da oposição na Câmara, vereador Plácido Filho (PDT). “Agora, a base aliada briga pelo DNA das obras. ‘Ninguém tasca. Eu vi primeiro’”, ironizou o também opositor Dr. Ciro Albuquerque (PTC).

Sobrou até para a base
A história foi parar na sala da Presidência da Câmara Municipal. Os dois vereadores foram chamados para reunião fechada com o presidente Acrísio Sena (PT), que conseguiu acalmar os ânimos. Ao abrir as portas, os parlamentares disseram à imprensa que tudo não passou de um “mal entendido” e a responsabilidade pelo acontecido foi parar na própria Messejana. “A matriz dos desentendimentos é de dentro das lideranças das comunidades. (...) Faz parte da disputa política pelo credenciamento (eleitoral)”, atribuiu p vereador Acrísio Sena.

Francisco Alves disse que retiraria o Boletim de Ocorrência, que teria sido registrado “apenas por precaução”. “Ele (Leonelzinho Alencar) me explicou que sua intenção era para que eu me cuidasse, trabalhasse”, disse. “A amizade continua. As eleições estão chegando e nós iremos trabalhar juntos”, acrescentou Leonelzinho. Marcus Teixeira (PMDB), também presente à reunião, arrematou: “Agora pede para os dois darem um beijo!”, arrancando gargalhadas.

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br

CPF de morto é usado para pagamentos pela Prefeitura


Um homem falecido há quase três anos aparecia, até o último dia 10, na lista oficial de despesas da Prefeitura de Crateús. De acordo com o Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Antônio Lisboa Bonfim teria recebido, após a morte, R$ 11,4 mil pelo aluguel de um imóvel no distrito de Curral Velho, onde está instalada uma unidade de saúde.

A situação foi descoberta, por acaso, por uma filha de Bonfim, Jacqueline Freitas, durante uma busca pelo nome do pai na Internet. Não apenas o nome, mas também o CPF de Bonfim constava na lista de beneficiários dos pagamentos. A história acabou indo parar na Câmara Municipal de Crateús, onde um ex-vereador de oposição questionou a prática.

De acordo com o prefeito Carlos Felipe (PCdoB), tudo não passou de um engano. “Quem está recebendo o dinheiro do aluguel está vivo. É um homônimo, chamado Antônio de Lisboa Bonfim. A diferença é só um ‘de’. Houve confusão”, alegou. O secretário de Saúde de Crateús, Humberto César, confirmou a versão e disse ainda que a troca de CPF teria ocorrido apenas no Portal da Transparência. Segundo César, “o operador de sistema da contabilidade da Prefeitura preencheu os formulários com o nome do Antônio Bonfim errado (o falecido), sem ter checado o número do CPF”.

O secretário disse ter como comprovar que o dinheiro foi repassado ao dono, ainda vivo, do imóvel em Curral Velho, através de documentos da Receita Federal.

Quem é
Questionada sobre como o CPF do falecido foi parar no Portal da Transparência, a Prefeitura de Crateús afirmou que o beneficiário falecido é ex-funcionário do Município e que, mesmo após sua morte, continuou com os dados no sistema. O TCM alega que a responsabilidade sobre as informações prestadas ao Portal é da Prefeitura.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O secretário de Saúde de Crateús disse que solicitou a mudança de dados no Portal da Transparência, alterando o CPF de Antônio Lisboa Bonfim (falecido) para o de Antônio de Lisboa Bonfim (vivo). O dono do terreno alugado para a Prefeitura diz que tem parentesco com o morto.

Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br
Fonte: O Povo online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...